quinta-feira, 14 de novembro de 2013

7.3 Habitação (manhã)

Em São Bento do Sapucaí existem vários bairros:
  •       Classe média alta:

Paiol Grande;
Bairro do Vilage;

  •       Classe média:

Bairro dos Dias;
Pinheiros;
Jardim Santa Terezinha;
Centro;
Bairro do Sítio;

  •           Rurais:

Serrano (misto urbano e rural);
Canta Galo;
Bocaina;
  •         Classe baixa:

Cruzeiro,
Jardim Nova Conquista;
Campo do Monteiro
Quilombo

Os bairros têm diferentes realidades sociais, o que resultou em diferentes tipos de habitações, e não apenas a questão financeira contribui, mas também a localização topográfica, por exemplo, no Centro a área é plana e nos bairros mais periféricos são constituídos por morros.
Por ser uma cidade cercada por montanhas de alta declividade, muitas áreas tornam-se inabitáveis a pesar de serem única opção para algumas famílias, já que o  Centro, única área plana da cidade, já está saturado e não possui espaço para novas construções, limitando muito o crescimento de moradias em áreas que não sejam de risco. Não obstante, uma boa característica de São Bento do Sapucaí é o fato de não existir população em situação de rua.
Então, com o crescimento irregular da população habitante dos morros, aumentou o número de casas em áreas de risco, colocando várias famílias em situação de realocação, dando ao Governo a missão de construir Conjuntos Habitacionais para acolher esses moradores a fim de permitir a eles condições descentes e dignas de moradia.
O primeiro Conjunto Habitacional de São Bento do Sapucaí foi construído em 1993, contando com 50 unidades habitacionais, no bairro Campo do Monteiro, chamado pelos moradores da cidade de Rancho Fundo. Em 2008, no bairro Jardim Nova Conquista, foi construído o segundo Conjunto Habitacional, com 190 unidades, para realocar famílias que ainda encontravam-se em áreas de risco, possibilitando também o acesso à moradia de famílias que acabaram migrando pra esses locais inadequados nos últimos tempos, aumentado a população dessas áreas, já que não houve nenhum tipo de programa habitacional nesses 15 anos.
  
 Localização primeiro Conjunto Habitacional


O Governo do Estado de São Paulo, juntamente com a Secretaria de Obras do Município, está realizando um projeto para o terceiro Conjunto Habitacional, que também se localizará no Jardim Nova Conquista, no terreno ao lado do segundo, com 132 unidades, visando suprir um grande déficit habitacional ainda existente na cidade, já que muitas famílias ainda moram em áreas de risco, em condições irregulares.
Foto do arquivo do projeto do novo Conjunto Habitacional


Localização segundo e terceiros conjuntos Habitacionais


Um dos pontos mais críticos do Município é o Morro do Cruzeiro, onde oito famílias residentes precisam se mudar com urgência, pois a Defesa Civil estabeleceu as moradias como ’condenadas’. Sua situação é tão crítica que eles deverão mudar-se imediatamente após o término da obra, sendo dispensados inclusive da burocracia de aprovação pela Caixa Econômica Federal, processo necessário para a ocupação das moradias feitas pelo “Minha Casa Minha Vida”, pelo qual todos devem passar.

Blibliografia : Google Maps e Secretário de Obras de S. Bento do Sapucaí e Engenheiro Civil Gilson Luís de Oliveira Santos. Moradores entrevistados da cidade: Luana de Cássia Costa; Maurício Pereira Machado; Mayra Cristiana Barbosa Silva e Jaqueline Cristina da Silva.

Um comentário:

  1. Olá, bom dia! Parabéns pelo blog, tem muita informação técnica útil. Gostaria de saber se vc tem o mapeamento da cidade em pdf ou dwg? seria para uma pesquisa.... seu puder me ajudar! obrigada

    ResponderExcluir