quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Segurança pública


RELATÓRIO SÃO BENTO DO SAPUCAI 
SEGURANÇA PUBLICA
GRUPO: ARTUR ANJOS, CRISTIANE SANTANA, DEYSE MAIMONE, PAULA REIS, THALITA FERNANDES

METODOLOGIA

            Além da entrevista junto com a polícia militar e civil também compõe o presente trabalho um resumo de depoimentos importantes para um melhor entendimento do tema em questão.
            Foram entrevistados os representantes da polícia civil e militar (presentes no momento) além de quatro entrevistas á cidadãos de diferentes faixas etárias e empregos. 
POLÍCIA CIVIL
ENTREVISTADO: Elaine Soares (Cartório Central)
            A polícia civil de São Bento junto com o delegado, Dr. João Jacob conta com o efetivo de 13 policiais e 5 viaturas. Com sua cadeia desativada envia seus presos a cadeia mais próxima, Guaratinguetá.
            A cidade possui o índice de criminalidade baixa, onde se destacam lesão corporal, ameaças e atos infracionais. Zonas rurais contam com o maior número de ocorrências.
            Feriados e Carnaval são épocas quando os maiores números de delitos acontecem. Por isso, em tais épocas o efetivo conta com reforços da seccional de Taubaté.
POLÍCIA MILITAR
ENTREVISTADO: Primeiro Tenente Casado
            Levando se em conta que o número de policiais e viaturas são flutuantes. A polícia militar conta com o efetivo de 15 a 30 policiais com o apoio de cinco carros, duas motos e uma base comunitária.
            Mesmo com seu aspecto de tranquilidade a cidade também sofre com o problema das drogas. Onde o trabalhador rural vê no trafico a oportunidade de ganhar mais dinheiro.
Carnaval e seus problemas
            Há um desejo da polícia militar de acabar com o carnaval patrocinado pela prefeitura, visto que, grande parte dos delitos ocorre nesta época devido a um grande fluxo de turistas, segundo o primeiro tenente este acaba por ser um turismo depreciativo.


DEPOIMENTOS DE CIDADÃOS
ENTREVISTADO: Claudio Pereira (proprietário Padaria Santo Pão)
            Segundo o entrevistado a cidade é tranquila e o fato da não existência de cadeia acaba por ser um aspecto positivo. Evitando rebeliões e coisas do tipo.
            Seu estabelecimento nunca fora assaltado e, segundo Claudio, os assaltos aumentam em época de festas devido a turistas do Vale do Paraíba, além da forte relação com o uso de drogas.

ENTREVISTADO: Sebastião Ribeiro (taxista)
            O relato de Sebastião acaba por repetir o que fora dito, a cidade é tranquila de um modo geral e assaltos acabaram por aumentar nos últimos 20 anos devido ao uso de drogas.

Dados segundo CAP

As estatísticas criminais são utilizadas para retratar a situação da segurança pública e permitir o planejamento de ações policiais e de investimentos no setor. Em São Paulo, a compilação dos dados é feita pela Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) - responsável pela análise dos dados de interesse policial e pela realização de estudos para prevenir e reprimir a criminalidade.

Dados estatísticos referente ao ano de 2013
2013
Natureza
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Total
OCORRÊNCIAS DE PORTE DE ENTORPECENTES
3
5
3
3
3
1
3
1
1
...
...
...
23
OCORRÊNCIAS DE TRÁFICO DE ENTORPECENTES
0
2
0
0
0
0
0
0
0
...
...
...
2
OCORRÊNCIAS DE APREENSÃO DE ENTORPECENTES
0
0
0
0
0
0
0
0
0
...
...
...
0
OCORRÊNCIAS DE PORTE ILEGAL DE ARMA
0
0
0
0
0
0
0
0
0
...
...
...
0
Nº DE ARMAS DE FOGO APREENDIDAS
0
0
0
0
0
0
0
0
0
...
...
...
0
Nº DE FLAGRANTES LAVRADOS
1
6
3
2
3
2
0
0
3
...
...
...
20
Nº DE INFRATORES APREENDIDOS EM FLAGRANTE
0
0
0
2
0
0
0
0
0
...
...
...
2
Nº DE INFRATORES APREENDIDOS POR MANDADO
0
1
0
1
0
0
1
0
0
...
...
...
3
Nº DE PESSOAS PRESAS EM FLAGRANTE
1
6
3
2
3
2
0
0
3
...
...
...
20
Nº DE PESSOAS PRESAS POR MANDADO
0
2
0
1
0
0
1
0
1
...
...
...
5
Nº DE PRISÕES EFETUADAS
1
8
3
3
3
2
1
0
4
...
...
...
25
Nº DE VEÍCULOS RECUPERADOS
0
0
0
1
0
0
1
0
0
...
...
...
2
TOT. DE INQUÉRITOS POLICIAIS INSTAURADOS
43
23
10
10
7
11
14
6
0
...
...
...
124

FONTE: RES SSP 160/01
(*) a pesquisa por ano é funcional somente nas estatísticas mensais.


Data de acesso 10/11/13 às 11h


Ação policial
Armas de fogo apreendidas, flagrantes de tráfico de entorpecentes, prisões efetuadas e população carcerária são considerados indicadores de atividade policial, pois tratam de crimes sem vítima e decorrem, diretamente, da ação policial. Sendo assim, quando há crescimento desses índices, o indicador é positivo, pois significa que a polícia atuou mais.
Em São Bento do Sapucaí não possui corpo de bombeiro, por isso quando ocorre algum incêndio eles chamam bombeiros de cidades vizinhas para ajudar, ou os moradores da cidade se juntam para fazer um trabalho solidário. A cidade conta também com hidrates espalhados pela cidade e extintores em locais de comercio, escolas etc.
INCENDIO OCORRIDO EM 2 DE SETEMBRO DE 2009

Civis apagam incêndio em São Bento do Sapucaí

Fogo atingiu uma área de 10 hectares na cidade paulistaFoto: Célia dos Santos / vc repórter
Um incêndio atingiu uma plantação de bananas em São Bento do Sapucaí (SP) na tarde desta quarta-feira. Durante três horas, os próprios moradores da região lutaram contra as chamas, que atingiram cerca de 10 hectares.
O local fica no topo de um morro, o que impediu o acesso de tratores com reservatórios de água. Segundo Maria Fátima Machado, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, quatro veículos tentaram chegar ao bananal para levar água, mas não conseguiram. "Lá é muito alto e íngrime", diz ela.
"O trabalho foi braçal mesmo, e ação solidária foi grande", diz a coordenadora. Ao todo, cerca de 80 pessoas se uniram para combater o incêndio. Elas usaram técnicas como aceiro, em que a vegetação é retirada para evitar que o fogo chegue a cercas e casas.
Na região, que está a 800 m acima da área urbana de São Bento, há muitas plantações de banana. Localizada próxima a Campos do Jordão, a cidade é cercada por montanhas, e é um dos pontos mais altos do Estado.
Os bombeiros receberam um chamado de ajuda, mas foram informados de que a situação estava controlada antes da saída da viatura. Segundo Fátima, o dia foi de calor intenso no município, e a ausência e vento evitou que o fogo se alastrasse com velocidade. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.
03 de Setembro de 2009  atualizado às 17h26


Nenhum comentário:

Postar um comentário