9.1 - Limpeza Pública
-Os moradores consideram sua cidade limpa e contribuem para isso. Na praça principal, encontram-se o total de seis lixeiras. Ao longo do dia observamos vários garis pela cidade, mantendo as ruas limpas.
9.2 - Lixo
- Segundo os moradores, o caminhão de lixo passa de segundas, quartas e sextas-feiras no centro da cidade e é acompanhado pelo caminhão reciclável.
Nas áreas rurais o caminhão passa para coleta a cada 15 dias. Os moradores precisam levar o lixo até as lixeiras próximas a prefeitura para não acumular dejetos que causam doenças e mau cheiro.
O lixo reciclável ou seco é destinado a usina de reciclagem de São Bento do Sapucaí, onde é feita a separação e posteriormente a venda do material separado a empresas que reutilizarão esses materiais.
O lixo úmido ou orgânico e rejetos é destinado ao aterro sanitário de uma cidade vizinha, por não possuir um aterro dentro da própria cidade. A prefeitura paga um aluguel para utilizá-lo.
Recomenda-se que os moradores separem em três sacos: seco ou reciclável, úmido ou orgânico, e rejetos.
A cidade possui um programa que incentiva a população a separar o óleo de cozinha que não será mais utilizado e levá-lo até um dos postos de coleta para ser transformado em sabão.
Dados retirados do panfleto recolhido na prefeitura de São Bento do Sapucaí, e informações dos moradores.
Ana Beatriz Bittencourt
Beatriz Basseto
Carolina Pavanello
Sara Machado
Thays Helena Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário