O que move a agenda cultural em sua maioria são as festas religiosas, mas os eventos populares são os que mais atraem os turistas. Listamos a seguir os principais eventos:
Festas religiosas.
- Festa de São Benedito.
Festa que acontece na primeira segunda-feira após o domingo de páscoa atraindo muitos turistas e devotos. Uma das atrações é a procissão do dia consagrado a São Benedito, percorrendo as ruas da cidade.
- Festa de Nossa Senhora dos Remédios.
Acontece todo dia 15 de Agosto em comemoração ao dia da assunção ao céu de Nossa Senhora dos Remédios. Atrai visitantes de todos os lugares para prestar homenagem a virgem. É um dia festivo e alegre com muita musica e barraquinhas de comidas típicas.
- Festa de São Bento
Festa religiosa onde no dia 11 de julho comemora-se o dia de São Bento; padroeiro de São Bento do Sapucaí. As festividades ocorrem durante os 9 dias que antecedem a festa, com novenas na Igreja Matriz e com a participação de inúmeros fieis.
Festas Populares
- Carnaval
Trinta dias antes do Carnaval de fato começar, inicia-se o desfile do Bloco do Zé Pereira (Zé Pereira e família). Bonecos que, quando acoplados aos ombros do condutor, medem quatro metros de altura. Atualmente são confeccionados pelo artista plástico José Vicente da Silva, que usa blocos de isopor de 50 cm de espessura, tornando a cabeça dos bonecos muito mais leve que as rudimentares cabeças em massa de jornal molhado.
Os bonecos tem origem portuguesa, datada do século XIX, quando aportaram em nosso país por Pernambuco, espalhando-se por várias regiões do Brasil - sendo umas delaa São Bento do Sapucaí.
Conta-se que o primeiro boneco teve como inspiração Chico Minas, um homem que vivia na região e tinha como características, além de mais de dois metros de altura, uma cabeça muito grande, orelhas grandes, olhos arregalados e boca exageradamente rasgada, aquele homem também tinha modos e trejeitos mais engraçados que provocava hilaridade e chacotas principalmente da criançada.
Uma curiosidade é que originalmente haviam só Zé e Maria Pereira, quando em 1994, José Vicente confeccionou também seus filhos, Pereirinha Filho e Mariazinha Pereira, para que as crianças também pudessem entrar e brincar com os bonecos.
Fonte: http://www.saobentodosapucai.sp.gov.br/zepereira.asp
- Festival de Inverno.
O Festival de Inverno teve início em 2001. Por ser um evento diferenciado, sofreu uma grande resistência da população, mas hoje é um dos maiores festivais de inverno da região, trazendo milhares de turístas para a cidade. Seu maior diferencial é que, ao invés de tocar música clássica, o festival é voltado para a MPB, samba e o teatro de rua.
Programação para 2014.
- Festa Junina
Descritivo: As festas Juninas celebram Santo Antônio, São João e São Pedro, nos dias 13,24 e 29 de Junho, respectivamente. São festas de Cunho popular que hoje só existe em alguns bairros, realizadas por famílias que guardam as tradições herdadas de seus antepassados.
Comemoração Cívica
- Aniversário da cidade.
No dia 16 de agosto é comemorado o aniversário da cidade, com desfile cívico militar, solene missa, em ação de graças, contando com as autoridades locais e dos munícipes. A festa é encerrada com shows musicais e jogo de futebol.
Curiosidade: Não se sabe ao certo quando a cidade foi fundada, pois quase todos os registros foram perdidos devido a uma enchente que ocorreu nos anos 60. Então comemora-se o aniversário na data da emancipação política.
Danças
- Catira
Catira é uma dança típica da área rural, que tem origem indígena e é conhecida desde a época colonial. O Grupo Mantiqueira da Catira de São Bento ainda mantém essa tradição.
- Violeiros
A roda de viola, reunindo famílias e amigos nas fazendas e sítios, faz parte da cultura local há muitos anos. As histórias dos grupos de viola da cidade são muito parecidas, pois quase todos os instrumentistas aprenderam a tocar viola quando eram crianças com os avôs. Em geral os grupos ainda se dedicam as musicas consideradas raízes, com as modas de viola e desafios de canto. A maioria das letras retrata a vida cotidiana de quem mora no campo. Nota-se um grande interesse em preservar essa tradição, transmitindo-as para as gerações mais novas; prova disso é o expressivo número de grupos que reúnem pessoas de idades muito diferentes.
- Congada
A Congada é uma dança típica da zona rural, praticada inicialmente por escravos. Era comum nas festas dos negros que se apresentavam dançando em homenagem a algum santo de devoção e para expressar a alegria pela abolição. A Congada de São Bento do Sapucaí homenageia São Benedito, santo considerado padroeiro dos escravos. É dançada todo dia 13 de maio e também em outras festividades para as quais o grupo é convidado
Comida
Um dos produtos mais visados é o arroz vermelho, que hoje em dia é encontrado apenas em Paraisópoles.
Em São Bento do Sapucaí, o prato tradicional de casamento é macarronada com frango.
A Carne na Lata, prato tradicional da época em que não se tinha acesso a geladeira, no qual a forma de conservação era deixar a carne banhada na própria gordura do porco.
E o Chouriço, um preparado de carne, gordura, temperos e sangue de porco entroduzidas em tripas finas (semelhante a linguiça).
Arte
O Bairro do Quilombo é conhecido por seu artesanato com palha e fibra de milho, além de abrigar o grande mestre Ditinho Joana.
- Ditinho Joana
Benedito da Silva Santos, nascido em 12 de março de 1945, era lavrador e abandonou a enxada e foice para esculpir. Iniciou seu trabalho em 1974 procurando dar forma a um pedaço de raíz que ele encontrou pela mata.
Ditinho usa pedaços de madeira e um canivete bem afiado para transformar-los em obras de arte. Reside no bairro do Quilombo.
Fonte: http://www.saobentodosapucai.sp.gov.br/zepereira.asp
- Angelo Milani
Artista plástico da região que produz painéis feitos de mosaico. Reformou a Capela do Mosaico.
Curiosidade: além da Capelinha ser feita de mosaicos, Angelo usou também imagens de santos que, por estarem quebradas, foram despachadas pelos seus donos.
Fonte: http://quersabermeublog.blogspot.com.br/2013/06/angelo-milani-ou-capelinha-de-mosaico.html
Nico Milani
Discípulo de Angelo Milani, também faz trabalhos com mosaicos, porém de forma diferenciada.
Observação: não conseguimos descobrir se há de fato algum parentesco entre os dois ou se é usado apenas o nome artístico.
Informações conseguidas em entrevista com a diretora da secretaria de cultura e eventos de São Bento do Sapucaí, MARIA DE FÁTIMA MACHADO.
Fonte de pesquisa: http://www.saobentodosapucai.sp.gov.br/
Grupo:
Fernanda Cossu Tosoni
Ivan Silva
Priscila Pinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário