4.3 Cultura e Festas Populares
História
A versão tradicional e popular diz ter sido São Bento, o santo escolhido como padroeiro do lugar em virtude da proliferação de cobras venenosas na região, por sugestão dos escravos e colonos.
A festa do padroeiro é celebrada no dia 11 de julho a e cada ano ganha maior brilhantismo. A Emancipação Política / Aniversário de São Bento do Sapucaí é comemorada todo 16 de agosto.
Festas Populares
Carnaval:
No período de carnaval a cidade recebe um grande número de turistas, cerca de 15 a 20 mil pessoas. Sendo a principal atração o bloco do Zé pereira ,um boneco de 3 metros de altura. Este boneco sai nas ruas no começo de Janeiro, domingo a domingo até o ultimo dia do carnaval.
Festa de Inverno:
Teve início em 2001, há tanto atrações regionais, quanto as das demais regiões com variados estilos (M.P.B, Samba etc...). Atualmente essa atração atrai um público de 200 a 300 pessoas, em média (ocorre no período do mês de Julho).
Comida Típica
Arroz Vermelho,encontrado apenas em Paraisópolis, com listras vermelhas porém fica roxeado quando fervido. Nos antigos casamentos era servido macarrão com frango, que é a comida mais típica nos dias de domingo. Quando não existia geladeira, as carnes eram conservadas dentro de tanques com gorduras frias, ficava uma crosta branca gelatinosa que conservava as carnes.
Religiosidade
A população sambentista é tradicionalmente católica e herdou dos antepassados a celebração de muitas festas religiosas, destacando-se as festas de N.Sra. dos Remédios e São Benedito como as mais antigas ainda celebradas na cidade, introduzidas no século passado. Ao lado delas destacam-se a festa de Santo Antônio, Santo Expedito e Semana Santa.
Cultura
Apesar de toda a religiosidade, o povo é um tanto quanto místico, mantendo suas crenças, costumes e lendas que formam o folclore da região. Essas manifestações folclóricas se traduzem em danças, cantigas e artesanato, destacando-se a Catira, a Dança de São Gonçalo, os cantos de mutirão e a Encomendação das Almas.
Das lendas são as mais comuns: as do Saci, Mula sem cabeça, Assombração, Corpo Seco e as da Pedra do Baú.
Informações obtidas com a Secretaria da Cultura - Maria de Fátima Machado
Grupo:
Emília Tenório
Isadora Oliveira
Maria Eliza Barcelos
Talita Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário