sábado, 16 de novembro de 2013

Cultura e Eventos - Noite.

Pensamos de início que, se tratando de uma cidade pequena, não encontraríamos muitas festas e/ou eventos culturais, mas ao chegar na secretaria de cultura percebemos que, muito pelo contrário, São Bento do Sapucaí tem uma cultura extremamente viva.

O que move a agenda cultural em sua maioria são as festas religiosas, mas os eventos populares são os que mais atraem os turistas. Listamos a seguir os principais eventos:

Festas religiosas.


  • Festa de São Benedito.


Festa que acontece na primeira segunda-feira após o domingo de páscoa atraindo muitos turistas e devotos. Uma das atrações é a procissão do dia consagrado a São Benedito, percorrendo as ruas da cidade.


  • Festa de Nossa Senhora dos Remédios.


Acontece todo dia 15 de Agosto em comemoração ao dia da assunção ao céu de Nossa Senhora dos Remédios. Atrai visitantes de todos os lugares para prestar homenagem a virgem. É um dia festivo e alegre com muita musica e barraquinhas de comidas típicas.


  • Festa de São Bento


Festa religiosa onde no dia 11 de julho comemora-se o dia de São Bento; padroeiro de São Bento do Sapucaí. As festividades ocorrem durante os 9 dias que antecedem a festa, com novenas na Igreja Matriz e com a participação de inúmeros fieis.

Festas Populares


  • Carnaval


Trinta dias antes do Carnaval de fato começar, inicia-se o desfile do Bloco do Zé Pereira (Zé Pereira e família). Bonecos que, quando acoplados aos ombros do condutor, medem quatro metros de altura. Atualmente são confeccionados pelo artista plástico José Vicente da Silva, que usa blocos de isopor de 50 cm de espessura, tornando a cabeça dos bonecos muito mais leve que as rudimentares cabeças em massa de jornal molhado.

Os bonecos tem origem portuguesa, datada do século XIX, quando aportaram em nosso país por Pernambuco, espalhando-se por várias regiões do Brasil - sendo umas delaa São Bento do Sapucaí.

Conta-se que o primeiro boneco teve como inspiração Chico Minas, um homem que vivia na região e tinha como características, além de mais de dois metros de altura, uma cabeça muito grande,  orelhas grandes, olhos arregalados e boca exageradamente rasgada, aquele homem também tinha modos e trejeitos mais engraçados que provocava hilaridade e chacotas principalmente da criançada.

Uma curiosidade é que originalmente haviam só Zé e Maria Pereira, quando em 1994, José Vicente confeccionou também seus filhos, Pereirinha Filho e Mariazinha Pereira, para que as crianças também pudessem entrar e brincar com os bonecos.


Fonte: http://www.saobentodosapucai.sp.gov.br/zepereira.asp


  • Festival de Inverno.


O Festival de Inverno teve início em 2001. Por ser um evento diferenciado, sofreu uma grande resistência da população, mas hoje é um dos maiores festivais de inverno da região, trazendo milhares de turístas para a cidade. Seu maior diferencial é que, ao invés de tocar música clássica, o festival é voltado para a MPB, samba e o teatro de rua.

 Programação para 2014.


  • Festa Junina 


Descritivo: As festas Juninas celebram Santo Antônio, São João e São Pedro, nos dias 13,24 e 29 de Junho, respectivamente. São festas de Cunho popular que hoje só existe em alguns bairros, realizadas por famílias que guardam as tradições herdadas de seus antepassados.


Comemoração Cívica


  • Aniversário da cidade.


No dia 16 de agosto é comemorado o aniversário da cidade, com desfile cívico militar, solene missa, em ação de graças, contando com as autoridades locais e dos munícipes. A festa é encerrada com shows musicais e jogo de futebol.

Curiosidade: Não se sabe ao certo quando a cidade foi fundada, pois quase todos os registros foram perdidos devido a uma enchente que ocorreu nos anos 60. Então comemora-se o aniversário na data da emancipação política.

 Danças


  • Catira 


Catira é uma dança típica da área rural, que tem origem indígena e é conhecida desde a época colonial. O Grupo Mantiqueira da Catira de São Bento ainda mantém essa tradição.


  • Violeiros


A roda de viola, reunindo famílias e amigos nas fazendas e sítios, faz parte da cultura local há muitos anos. As histórias dos grupos de viola da cidade são muito parecidas, pois quase todos os instrumentistas aprenderam a tocar viola quando eram crianças com os avôs. Em geral os grupos ainda se dedicam as musicas consideradas raízes, com as modas de viola e desafios de canto. A maioria das letras retrata a vida cotidiana de quem mora no campo. Nota-se um grande interesse em preservar essa tradição, transmitindo-as para as gerações mais novas; prova disso é o expressivo número de grupos que reúnem pessoas de idades muito diferentes.


  • Congada


A Congada é uma dança típica da zona rural, praticada inicialmente por escravos. Era comum nas festas dos negros que se apresentavam dançando em homenagem a algum santo de devoção e para expressar a alegria pela abolição. A Congada de São Bento do Sapucaí homenageia São Benedito, santo considerado padroeiro dos escravos. É dançada todo dia 13 de maio e também em outras festividades para as quais o grupo é convidado


Comida

Um dos produtos mais visados é o arroz vermelho, que hoje em dia é encontrado apenas em Paraisópoles.
Em São Bento do Sapucaí, o prato tradicional de casamento é macarronada com frango.
A Carne na Lata, prato tradicional da época em que não se tinha acesso a geladeira, no qual a forma de conservação era deixar a carne banhada na própria gordura do porco.
E o Chouriço, um preparado de carne, gordura, temperos e sangue de porco entroduzidas em tripas finas (semelhante a linguiça).


Arte

O Bairro do Quilombo é conhecido por seu artesanato com palha e fibra de milho, além de abrigar o grande mestre Ditinho Joana.


  • Ditinho Joana


Benedito da Silva Santos, nascido em 12 de março de 1945, era lavrador e abandonou a enxada e foice para esculpir. Iniciou seu trabalho em 1974 procurando dar forma a um pedaço de raíz que ele encontrou pela mata.
Ditinho usa pedaços de madeira e um canivete bem afiado para transformar-los em obras de arte. Reside no bairro do Quilombo.

                                                    
                                                       Fonte: http://www.saobentodosapucai.sp.gov.br/zepereira.asp


  • Angelo Milani


Artista plástico da região que produz painéis feitos de mosaico. Reformou a Capela do Mosaico.

Curiosidade: além da Capelinha ser feita de mosaicos, Angelo usou também imagens de santos que, por estarem quebradas, foram despachadas pelos seus donos.


                     
                            Fonte: http://quersabermeublog.blogspot.com.br/2013/06/angelo-milani-ou-capelinha-de-mosaico.html

Nico Milani

Discípulo de Angelo Milani, também faz trabalhos com mosaicos, porém de forma diferenciada.

Observação: não conseguimos descobrir se há de fato algum parentesco entre os dois ou se é usado apenas o nome artístico.




Informações conseguidas em entrevista com a diretora da secretaria de cultura e eventos de São Bento do Sapucaí, MARIA DE FÁTIMA MACHADO.

Fonte de  pesquisa: http://www.saobentodosapucai.sp.gov.br/

Grupo:
Fernanda Cossu Tosoni
Ivan Silva
Priscila Pinho


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TRANSPORTE

 

A cidade de São Bento do Sapucaí não possui linhas de ônibus municipais,conta apenas com linhas de ônibus intermunicipais da empresa Expresso Gardenia. Atualmente os destinos existentes saem da cidade com rumo a Tremenbé,Piracuama,Itajuba,Paraísoe Santo Antônio do Pinhal.
 
 
 
 
                        



Em São Bento do Sapucaí circulam 10 ônibus escolares,estes ônibus são apenas para alunos de escolas públicas tanto da área urbana quanto da rural,buscando e levando os alunos até suas casas,este serviço égratuito.Os motoristas destes ônibus são terceirizados e escolhidos através do preço que eles mesmo determinam,assim a prefeitura avalia contratando quem cobra o quilômetro mais barato.
Foto da rodoviária ainda não inaugurada.

Local onde se compra as passagens.
 

A prefeitura da cidade disponibiliza,gratuitamente,umavez por semana uma van para os moradores de baixa renda da área rural levando-os até a área urbana para efetuar pagamentos, irem ao supermercado, entre outros afazeres. É escolhido um bairro diferente a cadasemana, assim podendo atender toda a população.
A cidade, por ser pequena,conta apenas com dois pontos de taxi. Não existe uma empresa que contrate ostaxistas,portanto todos trabalham por conta própria e decidem o valor a ser cobrado por cada corrida.Os taxis da cidade não possuem cor padrão e a prefeitura pretende até o final de 2013 mudar isso, tornando os veículos de cor igual para melhor identificação.
A prefeitura libera 3 ambulâncias para pacientes serem transferidos do hospital de São Bento para outras localidades. A cidade contém cerca de 15 veículos voltados para área da saúde que são divididos entre vans( que quando necessário levam pacientes para as demais localidades), kombis, ambulâncias e carros.



Grupo em frente a prefeitura.






COMPONENTES DO GRUPO(MANHA)



ALICIA LUCHESE
ANANDA RIBEIRO
CAMILA KOHATSU
FERNANDA ANTELO
MARIANA CALABREZ

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

4.3 Cultura e Festas Populares


História

A versão tradicional  e popular  diz ter sido São Bento, o santo escolhido como padroeiro do lugar em virtude da proliferação de cobras venenosas na região, por sugestão dos escravos e colonos.
A festa do padroeiro é celebrada no dia 11 de julho a e cada ano ganha maior brilhantismo. A Emancipação Política / Aniversário  de São Bento do Sapucaí é comemorada todo 16 de agosto.


Festas Populares

Carnaval:
No período de carnaval a cidade recebe um grande número de turistas, cerca de 15 a 20 mil pessoas. Sendo a principal atração o bloco do Zé pereira ,um boneco de 3 metros de altura. Este boneco sai nas ruas no começo de Janeiro, domingo a domingo até o ultimo dia do carnaval.



Festa de Inverno:
Teve início em 2001, há tanto atrações regionais, quanto as das demais regiões com  variados estilos (M.P.B, Samba etc...). Atualmente essa atração atrai um público de 200 a 300 pessoas, em média (ocorre no período do mês de Julho).


Comida Típica

Arroz Vermelho,encontrado apenas em Paraisópolis, com listras vermelhas porém fica roxeado quando fervido. Nos antigos casamentos era servido macarrão com frango, que é a comida mais típica nos dias de domingo. Quando não existia geladeira, as carnes eram conservadas dentro de tanques com gorduras frias, ficava uma crosta branca gelatinosa que conservava as carnes.


Religiosidade

 A população sambentista é tradicionalmente católica e herdou dos antepassados a celebração de muitas festas religiosas, destacando-se as festas de N.Sra. dos Remédios e São Benedito como as mais antigas ainda celebradas na cidade, introduzidas no século passado. Ao lado delas destacam-se a festa de Santo Antônio, Santo Expedito e Semana Santa.


Cultura

Apesar de toda a religiosidade, o povo é um tanto quanto místico, mantendo suas crenças, costumes e lendas que formam o folclore da região. Essas manifestações folclóricas se traduzem em danças, cantigas e artesanato, destacando-se a Catira, a Dança de São Gonçalo, os cantos de mutirão e a Encomendação das Almas.
Das lendas são as mais comuns: as do Saci, Mula sem cabeça, Assombração, Corpo Seco e as da Pedra do Baú.




Informações obtidas com a Secretaria da Cultura - Maria de Fátima Machado

Grupo:
Emília Tenório
Isadora Oliveira
Maria Eliza Barcelos
Talita Rodrigues

7.3 Habitação (manhã)

Em São Bento do Sapucaí existem vários bairros:
  •       Classe média alta:

Paiol Grande;
Bairro do Vilage;

  •       Classe média:

Bairro dos Dias;
Pinheiros;
Jardim Santa Terezinha;
Centro;
Bairro do Sítio;

  •           Rurais:

Serrano (misto urbano e rural);
Canta Galo;
Bocaina;
  •         Classe baixa:

Cruzeiro,
Jardim Nova Conquista;
Campo do Monteiro
Quilombo

Os bairros têm diferentes realidades sociais, o que resultou em diferentes tipos de habitações, e não apenas a questão financeira contribui, mas também a localização topográfica, por exemplo, no Centro a área é plana e nos bairros mais periféricos são constituídos por morros.
Por ser uma cidade cercada por montanhas de alta declividade, muitas áreas tornam-se inabitáveis a pesar de serem única opção para algumas famílias, já que o  Centro, única área plana da cidade, já está saturado e não possui espaço para novas construções, limitando muito o crescimento de moradias em áreas que não sejam de risco. Não obstante, uma boa característica de São Bento do Sapucaí é o fato de não existir população em situação de rua.
Então, com o crescimento irregular da população habitante dos morros, aumentou o número de casas em áreas de risco, colocando várias famílias em situação de realocação, dando ao Governo a missão de construir Conjuntos Habitacionais para acolher esses moradores a fim de permitir a eles condições descentes e dignas de moradia.
O primeiro Conjunto Habitacional de São Bento do Sapucaí foi construído em 1993, contando com 50 unidades habitacionais, no bairro Campo do Monteiro, chamado pelos moradores da cidade de Rancho Fundo. Em 2008, no bairro Jardim Nova Conquista, foi construído o segundo Conjunto Habitacional, com 190 unidades, para realocar famílias que ainda encontravam-se em áreas de risco, possibilitando também o acesso à moradia de famílias que acabaram migrando pra esses locais inadequados nos últimos tempos, aumentado a população dessas áreas, já que não houve nenhum tipo de programa habitacional nesses 15 anos.
  
 Localização primeiro Conjunto Habitacional


O Governo do Estado de São Paulo, juntamente com a Secretaria de Obras do Município, está realizando um projeto para o terceiro Conjunto Habitacional, que também se localizará no Jardim Nova Conquista, no terreno ao lado do segundo, com 132 unidades, visando suprir um grande déficit habitacional ainda existente na cidade, já que muitas famílias ainda moram em áreas de risco, em condições irregulares.
Foto do arquivo do projeto do novo Conjunto Habitacional


Localização segundo e terceiros conjuntos Habitacionais


Um dos pontos mais críticos do Município é o Morro do Cruzeiro, onde oito famílias residentes precisam se mudar com urgência, pois a Defesa Civil estabeleceu as moradias como ’condenadas’. Sua situação é tão crítica que eles deverão mudar-se imediatamente após o término da obra, sendo dispensados inclusive da burocracia de aprovação pela Caixa Econômica Federal, processo necessário para a ocupação das moradias feitas pelo “Minha Casa Minha Vida”, pelo qual todos devem passar.

Blibliografia : Google Maps e Secretário de Obras de S. Bento do Sapucaí e Engenheiro Civil Gilson Luís de Oliveira Santos. Moradores entrevistados da cidade: Luana de Cássia Costa; Maurício Pereira Machado; Mayra Cristiana Barbosa Silva e Jaqueline Cristina da Silva.

Turismo- Manhã

São Bento do Sapucaí é uma cidade bem turística. Foi feita uma entrevista com a secretária de turismo da cidade.
Segundo ela, não tem mais alta e baixa temporada, a cidade consegue manter uma estabilidade, tanto no inverno como no verão.
                É difícil mensurar quantos turistas passam pela cidade por ano, antigamente a procura por hospedagem dava-se somente no período de inverno.
                 O ponto turístico mais procurado e visitado na cidade é a pedra do Baú, são três pedras, é um monumento natural Estadual, ela foi tombada em 2010, nas Pedras tem Rapel, Trilhas, Vôo livre e caminhadas.
                O roteiro turístico é dividido em histórico, cultural e roteiro de aventura. Para o roteiro de aventura, é preciso sair do centro da cidade e visitar a Pedra do Baú, o Ecoparque das montanhas, que é particular mas um atrativo bem interessante, o Pesque também tem vários atrativos, Cachoeira dos Amores com trilhas.Tem-se também, neste roteiro, a caminhada de Frei Galvão, um frade brasileiro, conhecido pelos seus poderes de cura. Em 2007, sua canonização deu origem à essa caminhada, entre São Bento do Sapucaí e Guaratinguetá. Reune natureza, fé e tradição em 135 km pela serra da Mantiqueira, entre outros municípios mineiros e paulistas, de grande altitude. É percorrido por caminhantes- trilheiros, ciclistas e cavaleiros, deixando seuas fotos em um painel na Casa de Frei Galvão cujo é o fim da caminhada
                O bairro Pairol Grande, é o mais famoso por ter mais atrativos ligados ao turismo, como: cachoeira, Pedra do Baú, Ecoparque das montanhas, pousadas e restaurantes.

                 O Turismo rural é no bairro do Serrado, para andar de bicicleta com ciclovia e o bairro do Cantagalo.
                O bairro do Quilombo é importante conhecer, encontra-se distante do centro da cidade, tem uma história quilombola, plugada de São Benedito, festa  13 de maio, Associação de artesanato Arte do Quilombo, muito visitado, são associados 70 a 80 artesões e os principais produtos fazem com palha de bananeira, é um diferencial bem legal, segundo a secretária do turismo.
São Bento é ligado a Agronomia, então tem muita banana, onde é aproveitado a palha e a fibra.
                E, continuando no Bairro do Quilombo, tem o Ditinho Joana (já fez participação no programa do Jô Soares) ele faz escultura de madeira e é autodidata, faz esculturas belíssimas e também conta histórias de lobisomen, histórias culturais.
Já a capela de mosaico é localizada no centro da cidade. A população de São Bento é muito religiosa, então, tradicionalmente quando quebra-se um Santo, o mesmo é descartado em capelas. Com o acúmulo de pequenas imagens quebradas, surgiu a ideia de Ângelo Milani, artista plástico, em revestir de mosaicos cabeças de santos em outro santo, cabeças de bonecas, e o resultado ficou bem interessante. Também deve ser visitado:
Casa da cultura- Miguel Reale
De acordo com entrevista com o dono da instituição, a casa da cultura recebe muitos visitantes pela história e importância do Miguel Reale, uma figura, nascida e criada em São Bento, muito importante para o direito Brasileiro. Nela, muitas exposições são feitas, o que também acaba sendo um atrativo a mais. Além de ser um ponto turístico, a casa da cultura oferece oficinas e cursos para a população.


Igreja Matriz

                A Igreja Matriz data de 1906, é uma das poucas construções antigas que a cidade preservou, e está em processo de tombamento.
                São Bento tem monitores, não são guias por não ter certificação, os mesmos realizam vários passeios, como: andar de bicicletas, caminhadas, escaladas, entre outros.
Boblock- indoor, academia de Bold, espaço para escalada, esse atrativo é interessante pois por ser uma cidade montanhosa, muitos dos turistas vão para São Bento por conta das escaladas, mas, em período de chuva, existe essa alternativa já que é um espaço fechado para escalada..
                São Bento é Instância Climática, e o tema Turismo já vem sendo trabalhado a muito tempo, por ser importante para a cidade, já que se trata da segunda economia.Muitas vezes os próprios municípios não dão a devida importância à esse ponto, não tem essa consciência, mas não São Bento, onde, secretaria de turismo e Desenvolvimento lançou em 2010 um projeto na cidade, Turismo na escola, onde os monitores nas escolas, fazem palestras conscientizando as crianças de como o turismo é importante e necessário. A primeira etapa já foi concluída, que é a parte teórica nas escolas, pelos monitores e pelos próprios funcionários da Secretaria de turismo, e agora estão na prática, onde os monitores levam as crianças à pousadas, restaurantes, fazem com que conheçam os pontos turísticos fazendo com que as crianças aprendam a respeitar os turistas, recebê-los cordialmente, instruírem-os em relação as atrações que a cidade oferece. A cidade preza o turismo familiar, não quer bagunça ou desordem. A maior festa em São Bento é no carnaval, onde triplica-se a população. Oferece o Zé Pereira, que são bonecos de 4 metros de altura, que saem para as ruas 1 mês antes do início do carnaval, onde lota a cidade. Oferece também bastante marchinhas de carnaval. A intenção da Secretaria de Turismo é um aumento de turistas na cidade, porém com medidas, para manter-se um controle.
                Foi visitada a capelinha de mosaico, onde pode ser realizada uma entrevista com o artista e proprietário, Ângelo Milani.
 Segundo ele, a ideia de fazer uma capela de mosaicos surgiu de uma ambição pessoal. Como mora na cidade há anos e conheceu os costumes dos habitantes de deixar os pedaços de santos quebrados nas capelas da cidade, principalmente na capela que fica no terreno da família de sua esposa, percebendo a necessidade de reformar a capela, decidiu introduzir aqueles ricos objetos. A obra durou 9 meses, ele fez o mosaico junto com sua esposa que também é artista plástica, a obra foi custeada pelo casal . Ângelo contou que além da ambição de ter uma obra diferenciada com seu nome, seu objetivo era criar um diferencial turístico para cidade, que assim como as cidades vizinhas, baseava o seu turismo à aventura e natureza. Com a introdução das obras do artista, os turistas tem mais um programa incluído em seu roteiro de visita na cidade. O artista também fez o muro do ginásio de mosaico, um lado com poesias de grandes poetas brasileiros, como Drummond, e do outro lado, trabalhou em conjunto com 300 crianças. O próximo objetivo é fazer um circuito com mais ou menos 10 capelas, cada uma diferente das outras. A capela é muito diferente, ela é instigante, uma provocação visual.                                                                                                                                                       De acordo com entrevista realizada com trabalhadores da área de desenvolvimento econômico,  a cidade de são Bento realiza 28 festas pela igreja durante o ano. Quando essas festas são no centro da cidade, muitos turistas vêem para participar. Quando é nos bairros mais afastados, as festas ficam mais restritas às comunidades.

Foi-se questionado sobre o emprego na área do Turismo e a resposta foi que existem 40 pousadas formalizadas. São Bento é a cidade, no vale do Paraíba, que mais possui estabelecimentos legalizados no ramo turístico. Porém, são estabelecimentos pequenos, que muitas vezes são só cama e banho. Devido a isso, esses empresários não empregam muitas pessoas, eles mesmos fazem tudo. Há dois anos atrás, foi iniciado um trabalho de conscientização, onde os senhores dos sindicatos de hotéis tentaram atrair mais trabalhadores. 
                Atualmente, está sendo trabalhada também,uma lei geral, que vai trazer incentivos aos empresários do ramo turístico, pois eles estão pedindo  a diminuição de alíquidas de INSS e IPTU. Terão esse pedido aceito, quem comprovar reformas para aumento, melhora de aparelhos e contratação de empregados. Essa lei deverá ser vigente em 2014.
                São Bento não pode ter indústria para que não perca o título de instância. Com isso, o município não sobrevive com a própria renda, dependendo, assim,  de terceiros. 
                 O carnaval é muito importante para a cidade, pois gera muita renda. São Bento tem sido um marco por causa dele, já que muitas cidades vizinhas deixaram essa comemoração, pois muito gasta-se para a realização, mais muita bagunça e prejuízo são retornados. Hoje principalmente, muitos jovens quando vão comemorar o carnaval, passam apenas um dia, dormem em seus carros, levam suas bebidas. Isso é ruim, pois a cidade investe e não recebe retorno econômico. Por isso, o foco de são Bento é o carnaval familiar e algumas medidas estão sendo tomadas para isso.

               De acordo com um morador local, o padre da igreja que é responsável pelos cinco carros alegóricos que saem no carnaval. Ele informou que a cidade é muito organizada, limpa, e que a população é muito educada. É uma ótima opção para quem quer sossego e qualidade de vida.








Grupo: Ana Carolina Martins
Daniela do Carmo
Gabriela Brazão
Rafael Lima
Victória Reimberg

Aspectos Político- Administrativos

Aspectos Político- Administrativos de São Bento do Sapucaí
Grupo: Manhã; Integrantes do Grupo (Geral): Ashly Tatiana Roa Suarez, Daniella Cardozo de Santana e Caio Briquez

O tema incumbido ao grupo foi “Aspectos Político-Administrativos” do município de São Bento do Sapucaí.
 Ao chegar-se ao local, primeiramente foi contato o vereador José Donati Nunes, do DEM – Partido Democrata (curiosamente conhecido como “Zé Linguiça” por roubar linguiças de um açougue junto ao prefeito quando os dois eram pequenos).
A Câmara Municipal, onde o vereador José Donati trabalha é composta por nove vereadores no total (Altino de Paula Salgado – PV; Ricardo Martins de Azevedo – PTB; Paulo Cândido Ribeiro – PSB; Jucenéia Aparecida Pereira – PSDB; Jizelda Rangel Alves dos SantosPSD; Mateus José da Silva – PT; Fabio Luiz dos Santos – PV; Jair Matias de Oliveira – PPS e mais o próprio) e outros oito funcionários, trabalhando nos seguintes cargos: Diretora Geral, Assessor, Serviços Gerais, Contadora (explica peças orçamentárias), Assistente de Comunicação e Político.
O atual presidente da Câmara é Ricardo Martins de Azevedo.

Quadro de Presidentes da Câmara ao longo dos anos

Ao que se refere à Prefeitura Municipal, a mesma é composta por quatrocentos e três funcionários e é dividida em onze secretarias, as quais cada grupo que participou da viagem teve a tarefa de fazer uma pesquisa mais profunda sobre a maioria. Segue abaixo a lista de secretarias:
Ø    Secretaria da Educação
Ø    Secretaria da Saúde e Saneamento
Ø    Secretaria de Turismo e Desenvolvimento
Ø    Secretaria de Promoção Social
Ø    Secretaria de Assuntos Jurídicos
Ø    Secretaria Geral de Gabinete
Ø    Secretaria Geral de Finanças e Orçamento
Ø    Secretaria de Esporte e Lazer
Ø    Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento
Ø    Secretaria do Meio Ambiente
Ø    Secretaria de Obra e Serviços Municipais

Representantes do Grupo na Prefeitura

Em visita à prefeitura, foi conversado com alguns servidores públicos do setor de Recursos Humanos que puderam fornecer informações sobre sua organização hierárquica, como é mostrado a seguir:
Ø    Prefeito (Ildefonso Mendes Neto – PSDB)
Ø    Vice-prefeito (Rivelino Venâncio - PV)
Ø    Diretores
Ø    Subsecretários
Ø    Chefes
Ø    Servidores Públicos
Além disso, também foram levantadas questões sobre o orçamento do município.  O orçamento de 2013 para município está em torno de 22 milhões 248 mil reais, dividido para cada setor.

A maior parte da renda da cidade é proveniente do Governo do Estado (que exige investimento de pelo menos 25% na educação e 15% na saúde) e da cobrança de tributos como IPTU, ISS (imposto sobre serviços em que o turismo também influencia bastante) e uma pequena parte do Governo Federal. Após ser realizado o levantamento do orçamento é feita uma audiência onde é apresentado o plano de orçamento e o capital é dividido conforme o que se verifica necessário.

Saúde (manhã)

A prefeitura de São Bento do Sapucaí investe nos dias de hoje 15% da sua arrecadação municipal total na saúde.
Esse investimento é voltado para o atendimento dos habitantes da cidade que estão distribuídos em 18 bairros, onde a secretaria de saúde garante atendimento a todos, até mesmo aos moradores das áreas rurais.


A cidade conta com 3 pontos de referência quando o assunto é saúde: Hospital Santa Casa de Misericórdia, Posto de Saúde e Secretaria de Saúde.

• Hospital Santa Casa de Misericórdia
 A manutenção da Santa Casa, em toda sua estrutura, funcionamento, despesas com salários de funcionários, repasse de pagamento para os médicos, fornecedores e outros custos, vêm de contratos com empresas de plano de saúde e doações com carnês de sócios colaboradores.
Com exceção do custeio do único Pronto Socorro presente na cidade (em funcionamento dentro da própria Santa Casa de Misericórdia) que recebe convênios com a prefeitura financiados por uma verba mensal vinda do governo, principalmente do Sistema Único de Saúde.
• O pronto socorro oferece atendimento particular e aos pacientes do SUS (O Sistema Único de Saúde).

A cidade não possui UTI, mas o Hospital oferece equipamentos para manter o paciente estável até a chegada de uma ambulância especializada para transferência.
→ Como a cidade não possui ambulâncias especializadas para esse atendimento, quando se faz necessária solicitação de uma, os pacientes sem plano de saúde ou sem condições de contratar uma particular são inseridos no programa CROSS SAÚDE (onde o SUS seleciona o hospital mais próximo para transferência e sempre que disponível envia ambulâncias especializadas para esse transporte).


•Pelo fato de São Bento do Sapucaí ser uma cidade turística, recebe inúmeros praticantes de esportes radicais, tais como: montanhismo, rapel, vôo livre, corridas de motocicletas e bicicletas em estradas não asfaltadas. Com isso os índices de acidentes ultrapassam a média esperada para a população local e a população vizinha, levando o  Hospital Santa Casa de Misericórdia a oferecer uma ampla área de atuação:
Externa: Sapucaí Mirim, Gonçalves, Paraisópolis, Conceição dos Ouros, Consolação e Santo Antonio do Pinhal;
Interna: Cidade e toda zona rural do município de São Bento do Sapucaí;
Além de uma Área de transferência para pacientes do SUS:
Estado de São Paulo: Taubaté, Campos do Jordão, Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e São Paulo, sendo nossa regional Taubaté
Minas Gerais: Itajubá, Pouso Alegre e Belo Horizonte.
(Segundo funcionário da Santa Casa o hospital oferece um número de médicos suficientes para os atendimentos.)

A Santa Casa de Misericórdia de São Bento do Sapucaí conta com 40 leitos, ficando assim distribuídos:

Clínicas

SUS

Outros Convênios

Clínica Médica
12
06
Clínica Cirúrgica
04
03
Clínica Obstétrico-ginecológica
06
04
Clínica Pediátrica
02
03

Total

24

16


• Setores de internação:

Maternidade e Pediatria


A área de maternidade e pediatria possui alojamento conjunto com ênfase ao parto natural e aleitamento materno. Por ser alojamento conjunto os horários de visitas são flexíveis. Todos os partos contam com assistência do obstetra e com o pediatra na sala de parto, além do hospital oferecer sala de ultrasson, aumento dos quartos da maternidade, uma sala para os recém nascidos que necessitam de cuidados especiais, posto de enfermagem, sala do pré-parto e uma sala de pequena cirurgia, o que torna a Santa Casa referência para cidades vizinhas.
A Santa Casa tem uma média de 25 partos/mês, sendo o índice de Cesárias em torno de 40%, com objetivo de atingir 30%.



Clínica Médica

Tem participação ativa dos familiares aos pacientes acima de 60 anos ou daqueles pacientes que necessitam de cuidados especiais;



Clinica Cirúrgica

São realizada cirurgias de baixa e média complexidade, como: vasculares, cirurgias abdominais e ginecológicas.


                                                                        Ambulatório  

As instalações do ambulatório e fisioterapia eram precárias, mas melhorou com a construção do novo prédio em dois pavimentos com elevador que começou a funcionar em agosto de 2010, tendo condições de oferecer mais conforto e comodidade aos clientes ampliando e modernizando o atendimento, buscando eficácia e eficiência. Com o espaço físico maior, a Santa Casa pode aumentar e melhorar os serviços médicos-hospitalares, trazendo mais diversidade em atendimento para toda a população do município juntamente com os novos instrumentos adquiridos pela instituição.

O novo Ambulatório é integrado com a fisioterapia que tem uma ótima estrutura que conta com: uma sala de recepção com banheiro masculino e feminino, uma sala de espera, dez consultórios, uma copa, uma sala de reuniões e o setor de fisioterapia que têm: sala para RPG, sala de avaliação, sala de cinesioterapia, box de turbilhão, box de diatermia, box de eletroterapia e banheiro. Tudo isso, para que os profissionais possam desenvolver melhor seu trabalho em um ambiente com uma estrutura que proporciona maior comodidade aos usuários.

→ A recepção foi reformada e adequada para haver sanitário masculino e feminino para o público, cobertura na entrada externa.

                                               
 
• Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município recebendo recursos federais e estaduais.

• A Secretaria de São Bento do Sapucaí possui 14 veículos, sendo eles 3 ambulâncias, 2 vans e 9 carros.
Esses veículos são utilizados para o transporte de pacientes que precisam de tratamentos específicos que não estão disponíveis na cidade, como a Quimioterapia.
A própria Secretaria Municipal de Saúde se responsabiliza por agendar os atendimentos em cidades vizinhas para a população e leva-los até o local (a partir dos 14 veículos disponíveis na cidade).
O município conta também com um transporte circular rural que traz a população que mora em áreas mais afastadas para o atendimento na Santa Casa e no Posto de Saúde.

• Todo mês um médico e um enfermeiro visitam os bairros para atender os encamados e para realizar um trabalho de prevenção visando evitar futuras complicações e transferências para outras cidades.

• O município não participa de programas como PSF e + MÉDICOS (Caso os programas foram aderidos a secretaria deveria se responsabilizar financeiramente pela moradia, transporte, entre outros critérios exigidos pelos programas para os médicos e não existe verba disponível no município no momento).

• Está prevista a chegada do SAMU no municipio até junho de 2014. Serão contratados 5 enfermeiros técnicos e 5 motoristas para realizar o trabalho. Uma base estará em São Bento do Sapucaí e duas UTI’s em campos do Jordão.
• Descarte de Material



→ A Santa Casa e as duas farmácias de manipulações existentes na cidade contratam uma empresa independente e particular para realizar o descarte de material.
→ A Secretaria de Saúde é responsável pelo descarte de material do centro de saúde, drogarias, asilos e insulinos.

• Posto de Saúde


O Posto de Saúde realiza assistência a população de forma programada ou não por profissionais de nível médio e com a presença intermitente ou não de um profissional médico.
Trabalha também em campanhas de vacinação mensais e tem uma grande área voltada para curativos e pequenos atendimentos.


Ao entrar em contato com a população na rua a partir de entrevistas encontramos uma situação diferente do que o que foi passado pela Secretária de Saúde:

- Odair (faxineiro da prefeitura) : "... Atendimento mediano e faltade ortopedista..."
- Debora e Vera (aposentadas) : "...O atendimento é muito demorado e os exames demoram  cerca de 1 a 2 mesês..." 
- Cidinha e Marcos (comerciantes) : "...Posto de Saúde esta bom, hospital nem  tanto e faltam aparelhos.."
- Jamila ( vendedora da Camila Babys ) : "..Há falta de parlhos e necessito buscar serviços em Taubaté.."
- Jurandir ( funcionário do Correio) : "...Atendimento devagar e falta de aparelhos e   médicos..."
- Luciana ( funcionária da Perfumaria Aroma dos Anjos) : "...Fui muito bem atendida para meus  dois partos e só acho que precisa de uma ambulância para casos urgentes.." 
- Maria Elvira ( comerciante ) : "...Esta faltando pediatras, pois para conseguir marcar uma consulta com algum pediatra demora de 1 a  2 mesês.."
- Silvio Silvino ( funcionário do Estado ) : ".. Só ultilizo serviços de saúde em Taubaté 












-Marcella Daud
-Carlos Aloise
-Lucas Jorge
-Henrique Herrera
-Carolina Elias